Líderes Emocionalmente Inteligentes – Precisam-se!
“Tens que saber cuidar das tuas pessoas!” Se é líder, provavelmente já ouviu esta frase! E se calhar já pensou: “O que é que isto quer dizer? Não sou pai ou mãe de ninguém…”
A verdade é que continuamos todos a ser postos à prova! A incerteza, dúvida, ansiedade, continuam a ser sentimentos cada vez mais frequentes, intensos e manifestados pelas pessoas! De repente fala-se de flexibilidade, saúde mental e segurança emocional. Assuntos que eram tabu, começam a deixar de o ser – felizmente! E as organizações e as lideranças têm que se adaptar, inovar e catalizar mudanças a uma velocidade cada vez maior. As pessoas passam a estar no centro – finalmente!
São necessárias medidas e estratégias organizacionais, para desenhar novos cenários e soluções quase em tempo real, que ofereçam suporte a estas mudanças.
Cabe aos líderes absorverem eles mesmos estas mudanças, desenharem novas soluções e saberem lidar emocionalmente com elas. Precisam de as compreender, identificar o impacto e as alterações que revelam ter na sua equipa e, encontrarem o caminho para restabelecer o ambiente de confiança e clareza que é necessário numa organização.
Então, como podem os líderes fazê-lo?
É aqui que entra a grande máxima: “antes de colocares a máscara de oxigénio nos outros, coloca-a primeiro em ti!”, ou seja é fundamental que o líder possua um profundo autoconhecimento, que se “trabalhe interiormente”, se desenvolva primeiro enquanto ser humano e tome consciência do papel que desempenha dentro da sua equipa. No fundo, que desenvolva a sua inteligência emocional. Além disso, é importante que os líderes compreendam que estão expostos e podem ser vistos como guias emocionais pelas suas pessoas; e que, sendo as emoções contagiantes, é necessário que estes as saibam gerir. Essa capacidade advém da inteligência emocional.
Para quê desenvolver a Inteligência emocional?
Gostamos de dizer que a inteligência emocional é a capacidade que cada ser humano tem de compreender e gerir as suas emoções e de estabelecer relacionamentos saudáveis com os outros. E que é fundamental, para lidar com cenários de mudança e incerteza e para estabelecer ambientes de segurança e estabilidade. A Inteligência Emocional aprende-se e desenvolve-se; a mudança de comportamento vai acontecendo com a tomada de consciência e treino consistente. É crucial que as lideranças sejam emocionalmente inteligentes!
Sob a orientação de Líderes emocionalmente inteligentes as equipas:
- Sentem-se mutuamente apoiadas;
- Partilham ideias;
- Estabelecem elos emocionais;
- Tomam decisões em clima de colaboração;
- Geram interajuda e cooperação;
- Ganham autonomia e desenvolvem-se.
Os líderes emocionalmente inteligentes, cuidam das suas pessoas, contribuem para a segurança emocional das suas equipas e geram pessoas felizes em organizações sustentáveis.
E agora que esperamos ter despertado a sua curiosidade e vontade em desenvolver a sua Inteligência Emocional, poderá esta a pensar: “existem tantas abordagens para o desenvolvimento da liderança com inteligência emocional, que não sei como escolher.” A nossa recomendação é que procure uma abordagem na qual sinta adesão à sua realidade e com a qual se sinta acompanhado na sua mudança de forma consistente. Um programa misto de formação e de acompanhamento com coaching poderá ser uma excelente abordagem para si.
Paula Resende
Executive & Team Coach, Life Coach, Facilitadora, Consultora
Managing Partner WIF Partners
www.wif.pt
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