11 maneiras de fortalecer as relações que o conduzem ao sucesso
A nossa liderança pode vir de dentro, mas os seus pilares encontram-se nos relacionamentos.
Cada líder de sucesso sabe que os relacionamentos são a força vital do sucesso.
Para uma empresa arrancar, para uma venture se efetivar, para uma iniciativa ganhar força, é preciso apoio, parcerias, amizade, camaradagem.
As coisas mais importantes que alcançamos são geralmente feitas num contexto de relação com os outros.
Aqui estão 11 maneiras de trazer o significado correto para as relações que está a construir ou manter:
- Invista tempo. Cultivar relações mais profundas e fortes leva tempo e pressupõe esforço. Isso significa colocar tempo de lado para gastar com aqueles que são importantes para si. Isso significa descobrir os seus pontos fortes e virtudes e aceitar as suas imperfeições. Pense em relacionamentos como investimentos que se tornam mais valiosos ao longo do tempo.
- Chame as pessoas pelo nome. Como Dale Carnegie costumava dizer, o nome de uma pessoa é para essa pessoa o som mais doce e mais importante em qualquer idioma. Se quer cultivar relações mais profundas e mais fortes, deve lembrar-se dos nomes das pessoas corretamente. Não importa o quão ruim seja a sua memória, é possível treiná-la. E as pessoas vão assumir que são importantes para si, se se lembrar delas pelo nome.
- Comece a conversa. Não espere por alguém para falar em primeiro lugar e não se sente com o seu rosto enterrado no seu telefone. A melhor maneira de aprender mais sobre os outros é puxando conversa. Faça perguntas genuínas e, em seguida, concentre-se e ouça as respostas.
- Seja respeitoso e empático quando tiver que dizer uma má notícia. Mantenha a sua comunicação respeitosa e apropriada, se tem que dar más notícias. Seja direto, mas discreto e comunique cara-a-cara num ambiente privado.
- Aprecie o valor da diversidade. A sua liderança e toda a sua organização serão reforçadas se se puder abrir e verdadeiramente aceitar as pessoas com diferentes formações, pontos de vista e crenças. A quantas mais perspetivas tiver acesso, melhor será a sua capacidade de fazer um excelente trabalho – não importa qual este seja.
- Procure e construa sobre os pontos fortes das outras pessoas. Todos temos algo com que contribuir – e quanto melhor conhecer as pessoas ao seu redor, melhor poderá alavancar os seus pontos fortes, delegando a tarefa certa na pessoa certa. Dê às pessoas as atribuições que lhes permitem superar e crescer.
- Compartilhe o crédito. Como diz o velho ditado, não há limite para o bem que podes criar, se não te importares com quem recebe o crédito. Reconheça aqueles que contribuíram e aqueles que colaboraram, porque quanto mais crédito der, mais será retribuído. Quanto mais brilho der à luz dos outros, mais brilhante tudo parecerá.
- Erga os outros. Todos se fortalecem quando se constrói uma cultura onde as pessoas se apoiam mutuamente. Quando vir alguém num momento duro, seja rápido em oferecer palavras de encorajamento e procure maneiras de ajudar. Quando alguém erra, não o deite a baixo (ou permita a alguém que o faça), mas ajude-o a fazer as coisas corretamente e aprender com a experiência.
- Bana os mexericos. É da natureza humana falar sobre os outros, mas como líder, precisa dar o exemplo. Não há nenhum valor nas fofocas. Recuse-se a participar e deixe clara a sua desaprovação.
- Reconheça os seus erros. Já que todos cometemos erros de vez em quando, pode capacitar aqueles que o rodeiam deixando-os ver como reage quando erra. Dê o exemplo mantendo-se responsável, conserte o que pode ser corrigido e siga em frente.
- Construa confiança. O único ingrediente que é fundamental para qualquer relacionamento é a confiança. A confiança é construída com base na integridade, coerência, confiança e preocupação. Quando as pessoas são tratadas com honestidade, bondade, esperança – quando estão num ambiente de confiança – elas respondem em conjunto. Não há força maior que possa criar dentro de uma organização do que uma equipa com altos níveis de compromisso e confiança.
Na verdade, não existe uma relação sem comunicação; nenhuma liderança sem respeito; nenhuma equipa sem confiança; nenhuma venture sem valor; nenhum negócio sem respeito. Certifique-se de que mantém o que é importante bem perto e pessoal.
por: Lolly Daskal (http://www.inc.com)
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