6 truques mentais para reformular uma atitude negativa – WIF Partners

6 truques mentais para reformular uma atitude negativa

Concerteza que já ouviu uma voz dentro da sua cabeça, a dizer coisas tais como:
“Eu estraguei tudo de novo. Eu sou inútil.”
“Eu não consigo fazer isso. Eu nunca fui capaz de fazê-lo. Não vai resultar agora.”
“Eu não sou nada em comparação com aquelas pessoas.”

Falar para si próprio é um processo normal que acontece com a maioria das pessoas. No entanto, se o discurso é negativo e é usado para reforçar um pensamento ou ideia irracional, isso é um problema.

Cada vez que permitir que o diálogo interior solte essas frases, este torna-se mais forte, aumentando o seu nível de stress e limitando o seu pensamento e potencial.

Então, qual é a solução? Um pequeno truque de psicologia positiva chamado reestruturação.

Este processo é bastante simples, mas requer um compromisso real da sua parte.

6 truques mentais para reformular uma atitude negativa

1. Comece por conscientemente identificar o tipo de diálogo interno ou linguagem que usa diariamente. Todos nós temos um. Qual é o seu?
2. Tome nota, mesmo que seja mentalmente, das palavras negativas ou frases que usa. Por exemplo: Eu não posso; eu não sei como; isso é impossível; eu faço sempre isto errado, etc.
3. Agora, preste atenção aos momentos em que as usar novamente. O que as faz disparar ? São exigências no trabalho que se acumulam? São as coisas em casa que não estão famosas?
4. Note onde está, quem está consigo, que horas do dia são, e o que está sentindo naquele momento.
5. Quando se aperceber que está a dizer algo negativo mentalmente, pode parar essa corrente de pensamento, dizendo para si mesmo (ou na sua cabeça), “Pare!” Dizer isso em voz alta será mais poderoso, e vai torná-lo mais ciente de quantas vezes está a interromper pensamentos negativos e onde.
6. Agora, perscrute dentro de si mesmo e repense as suas suposições. Está a assumir algo como um evento negativo quando não é, necessariamente? Pare, repense, e veja se pode introduzir um substituto neutro ou positivo. Exemplo: Observe a diferença entre, dizer a si mesmo que não consegue lidar com algo e perguntar-se como vai lidar com alguma coisa.

O segundo pensamento vai levá-lo a sentir-se mais esperançoso e conduzir a mais criatividade, correto?

Ao reformular as expressões negativas , usando alguns dos exemplos acima, estará a desafiar as suas ideias irracionais, pensamentos e generalizações – e essas vozes que dizem que é um caso perdido, um cabeça dura, desastrado ou um falhado!

A beleza de reformular os pensamentos negativos

Fazendo os passos acima de forma consistente ao longo do tempo, também vai desenvolver otimismo e aumentar a sua auto-confiança.
Ambas as qualidades irão ainda, ajudá-lo a ter uma perceção de si próprio e do mundo, diferente.

Escolha as suas palavras cuidadosamente. Quando diz a si mesmo que algo é “difícil” ou “injusto”, provavelmente vai se tornar um fardo ter de lidar com isso. Diga antes, a si mesmo que é um “desafio” ou um “teste”.
Finalmente, não tome apenas a minha opinião como verdadeira! Aqui está uma grande citação de Albert Einstein sobre a reenquadramento:

“Problems cannot be solved by the same level of thinking that created them.”

Por:   MARCEL SCHWANTES, Principal and founder, Leadership From the Core, para www.inc.com

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Precisa de ajuda?