Trabalhe menos, trabalhe melhor: 5 passos para desenhar uma ótima semana

Thierry Brunfaut, diretor criativo e partner na Base Design, partilha a sua experiência revelando o plano de ação para otimizar uma semana de trabalho e o tempo.(entrepreneur.com, novembro 2015)

Admita: Quer trabalhar menos. E trabalhar de forma mais inteligente. Quer aproveitar o seu tempo livre, mas precisa de fazer bom dinheiro. E, claro, quer continuar a aprender e desfrutar da sua carreira ao mesmo tempo. Equilibrar a autonomia pessoal com produtividade e trabalho em equipa é um desafio que todos enfrentamos. Existe uma possível solução para esta equação aparentemente impossível?
Na verdade sim. É preciso planeamento, consistência e trabalho em equipa, mas estruturando adequadamente o seu tempo e metodologia de trabalho, poderá ser capaz de ter tudo isso.

  1. Segunda de manhã: Inicie a semana focado.
    Comece por reunir todos os membros de sua equipa numa sala onde em 20 minutos irá analisar os desafios da semana. Cada pessoa escreve seus três desafios pessoais para a semana num post-it, coloca-o na parede e lê em voz alta para o grupo. Estes desafios devem ser objetivos claros com datas de conclusão. Quer sejam de caráter pessoal (Eu quero a minha área de trabalho limpa até amanhã, à noite) ou ligados a outros (eu quero entregar esse projeto para o cliente na quarta-feira ), deverá ser algo que possa ser realizado. Isso funciona porque é um compromisso feito na frente de seus companheiros de equipa. Para manter todos motivados, os post-its permanecerão na parede toda a semana.
  2. Quarta de manhã: Partilhe com os outros.
    No Design Base, nós chamamos a isso reunião criativa, mas pode ser adaptada a qualquer negócio .Aqui todos estão presentes, desde o gerente aos diretores de criação e financeiros, e gastará cerca de três horas a reunir todos os aspetos do negócio. Embora isso possa soar como um tempo demasiado longo, é um processo fundamental para manter a equipa junta. É o momento em que os projetos em curso, descobertas, pesquisas, apresentações são compartilhadas e discutidas. E outras coisas serão compartilhados, bem como: emoções, sentimentos e paixão. O encontro criativo é liderado por uma pessoa (que poderia ser alguém diferente cada semana), que está a cargo da ordem do dia e do tempo.
    É importante realçar que a reunião começa com as inclusões, onde cada participante responde abertamente às três questões seguintes: 1) Qual é o meu humor hoje? 2) Quais são as minhas expectativas para este encontro? 3) O que vou trazer a esta reunião? Como está implícito pelo seu nome, o método de inclusão é uma ferramenta tremenda para incluir todos e dar a todos uma voz de igual importância. A reunião termina, depois das apresentações e debates, com uma mesa redonda de feedback construtivo.
  3.  Quinta-feira : Almoço- Esqueça trabalho. Este é o verdadeiro encontro de bem-estar da semana. É um conceito muito simples: Um membro da equipa toma um rumo cozinhar para o resto da equipe. Não há nenhum trabalho, nenhuma agenda, apenas tempo para desfrutar de uma refeição e da companhia dos seus colegas. O tempo que a equipa gasta no conhecimento uns dos outros como amigos é tão importante como o tempo que passam como colegas de trabalho.
  4.  Sexta à tarde: Olhe para trás.Tempo para uma revisão da semana. A duração é variável. Isto é, quando a equipe se reúne e cada um dá retorno ao post-it de segunda-feira. Será que todos cumprem os seus três desafios? Sim ótimo. Não? Vamos analisar porquê, discuti-lo com os outros e aprender com isso. Lembre-se, o objetivo é trabalhar menos e melhor – e aqui está uma oportunidade para discutir como fazer exatamente isso.
  5. O resto da semana? Autonomia plena.
    Somos todos adultos aqui. Cada membro da equipa é, certamente, maduro o suficiente para organizar o tempo gasto em seus próprios projetos e reuniões, dentro e fora da empresa, e combiná-lo com as exigências de sua vida pessoal de uma maneira que funcione para si. Nenhum julgamento, nem segundas interpretações. Basta entregar um bom trabalho no tempo, e todos estarão felizes.Fazer pontos de situação, permanecer em sintonia, incentivar cada um durante a semana é algo que qualquer empresa pode implementar para ajudar os seus funcionários a permanecerem no caminho certo e alcançarem o equilíbrio entre o seu trabalho e vida pessoal. Ao respeitar estes marcos com disciplina absoluta, você verá a responsabilidade e autonomia elevarem-se naturalmente entre os membros de sua equipa, e essas reuniões tornar-se-ão uma forma essencial e agradável de apoiar o bem-estar e a eficiência de sua equipa.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *