Growth Mindset e Fixed Mindset: Como a nossa mentalidade pode moldar a nossa vida!

Sabia que pode reorganizar os seus hábitos mentais de forma a adotar e potenciar uma atitude mental enriquecedora e beneficiar todos os aspetos da sua vida, desde os profissionais  aos amorosos ?

Começamos a nossa reflexão com uma citação de Carol Dweck (conceituada investigadora no campo da motivação e psicologia positiva) em “Mindset – How you can fulfil your potential”. 

“Porquê perder tempo a provar continuamente quão bons somos, quando poderíamos trabalhar para sermos melhores? Para quê escondermos debilidades em vez de as ultrapassarmos? Para quê procurar amigos ou companheiros que apenas nos fortalecem a auto-estima em vez de procurar aqueles que também nos desafiam a crescer? E porquê procurar o que já foi experimentado e é verdadeiro em vez de experiências que nos desafiem e nos tornem mais elástico? A paixão por esta elasticidade e por estar continuamente a ir mais além, mesmo ( ou especialmente) quando as coisas não estão a correr bem, é a marca do Growth Mindset, da mentalidade para o crescimento. Este é o Mindset que nos permite ser bem sucedidos nas alturas mais desafiantes das nossas vidas.”

Carol Dweck fundamenta que o sucesso advém mais da nossa capacidade para  nos desafiarmos e trabalharmos – e isto corresponde a uma forma de pensar e estar – do que  do talento inato. E identifica duas atitudes mentais: Fixed Mindset (revelada na crença de que somos o talento que temos e na retração face a dificuldades e a julgamentos) e Growth Mindset. É esta última que cria a apetência pela aprendizagem contínua e pelos desafios como forma de superação e crescimento, e ainda, que desenvolve a resiliência necessária para atingir grandes feitos. Esta constatação, revela o poder da nossa mente na condução dos comportamentos e atitudes mais promotores de todo o nosso potencial! E abre-nos um universo imenso de possibilidades e esperança no domínio do nosso auto-conhecimento e na orientação pró-sucesso, da nossa vida!

Este é o tema que propomos desenvolver no workshop “Do Não Consigo, Ao Sou Capaz”, dia 1 de dezembro.

Mude o seu mindset, potencie o seu crescimento interior, na procura do melhor de si e da sua excelência!

Aceita o desafio?

 

Para saber mais sobre Fixed e Growth Mindset assista ao vídeo!

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *