Mostre aos seus colaboradores o seu apreço, sem gastar dinheiro

No domínio da gestão de Recursos Humanos, a recompensa dos colaboradores é matéria séria. Da sua correta e justa adequação, está dependente a própria motivação dos trabalhadores. Colaboradores bem recompensados são elementos motivados e felizes e isso reflete-se no seu empenho e dedicação e, bem assim, na sua performance e no sucesso da empresa. Os fatores de recompensa são inúmeros e assumem diferentes contornos. Boa notícia, é que não só o dinheiro conta.

Em análise, a solução que a empreendedora Nikki Novo encontrou quando esta questão lhe surgiu. “Eu queria ter a certeza que estava a fazer tudo ao meu alcance para motivar e demonstrar o meu reconhecimento e apreço. Mas como?”

Um testemunho na primeira pessoa:

“Ouvi dizer que o dinheiro fala, mas aparentemente não fala com todos. De acordo com uma pesquisa no local de trabalho, conduzida pela Harvard Business School, a ligação entre salário e satisfação no trabalho é “muito fraca”. Na verdade, os trabalhadores que valorizam recompensas intrínsecas, como a apreciação geral e realização, sobre as recompensas extrínsecas, como o dinheiro, são significativamente mais envolvidos e motivados.

Como chefe, é do seu maior interesse fomentar essas recompensas intrínsecas – muitas das quais não vêm com uma etiqueta de preço (win-win). Esta é uma boa notícia para aqueles de nós que estão no início dos seus negócios e dispõem de orçamentos limitados.

Com este propósito em mente, experimentei algumas técnicas na minha empresa. Aqui está o que funcionou para mim.

  1. Encontre e nutra os seus “Porquês”

Quando entendemos porque os nossos funcionários querem trabalhar para a nossa empresa, podemos proporcionar-lhes mais experiências para promover a sua paixão. Por exemplo, a minha diretora criativa adora trabalhar para a minha marca porque acredita na mensagem por trás do que fazemos. Ela sente que é importante. Sabendo disso, eu convidei-a para extravasar a direção criativa e ter voz ativa no conceito e na forma como servimos os nossos clientes.

Para encontrar esses “porquês”, considere fazer perguntas que abordam uma motivação mais ampla, durante a reunião de ciclo  com o empregado ou num inquérito no escritório. Se passar o tempo normal one-on-one com os seus funcionários, provavelmente pode descobrir o que os faz brilhar, apenas observando as suas reações. Se detetar uma emoção extra em torno da atribuição de uma tarefa, pergunte-lhes porquê, por exemplo.

Além da atribuição de projetos especiais que falem às motivações individuais dos seus funcionários, pode incentivar aqueles que são apaixonados pelo seu negócio, convidando-os para eventos de networking ou deixando-os assistir a reuniões onde podem aprender.

  1. Oferecer flexibilidade e Compreensão.

Reconheça que seus funcionários têm uma vida fora do trabalho, oferecendo horários flexíveis, dias de trabalho a partir de casa, ou mesmo apenas um aceno de compreensão quando alguma criança precisa inesperadamente de ser recolhido na escola!

Se está preocupado com o facto do horário flexível pode ficar fora do seu controlo, dê aos seus empregados um número específico de dias em que podem trabalhar a partir de casa ou ter horários flexíveis, e crie um sistema simples para seguir, como um calendário Google.

Você também pode tentar concentrar-se exclusivamente sobre os resultados: no negócio do meu marido, têm listas de tarefas partilhadas para os empregados. Enquanto essas tarefas estão sendo cumpridas, ele não se importa se os funcionários estão no escritório ou em Paris. Desta forma, eles gerem os seus próprios horários e podem cumprir os prazos da maneira que funcionar melhor para eles.”

 

em: adaptado de www.dailyworth.com

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