10 qualidades das pessoas com Inteligência Emocional

Já alguma vez se questionou porque algumas pessoas parecem ter uma quantidade ilimitada de sucesso, tanto nas suas vidas pessoais como profissionais? A razão poderá ser porque elas possuem alta inteligência emocional.

De acordo com Psychology Today, “A inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerir as suas próprias emoções e as emoções dos outros.” Isto normalmente envolve a:

  • consciência emocional, o que inclui a capacidade de identificar suas próprias emoções, bem como as dos outros;
  • capacidade de aproveitar as emoções e aplicá-las a tarefas como a resolução de problemas;
  • capacidade de controlar as suas emoções, tais como ser capaz de se acalmar quando se está aborrecido.

Se quer saber se tem uma alta inteligência emocional (IE), ou quer trabalhar no reforço da sua IE, a fim de ter sucesso na vida e sua carreira, aqui estão 10 qualidades que as pessoas com alta IE partilham.

 

  1. Elas não são perfecionistas.

Ser perfecionista pode levar a que fique a meio do caminho para completar tarefas e atingir metas, uma vez que pode vir a ter problemas para começar, adiando, e procurando a resposta certa quando não há uma. É por isso que as pessoas com IE não são perfecionistas. Percebem que a perfeição não existe e continuam para a frente. Se cometem um erro, vão fazer ajustes e aprender com ele.

 

  1. Elas sabem como equilibrar trabalho e lazer.

Trabalhando 24/7 e não cuidar de si mesmo, aumenta o stress e problemas de saúde desnecessários para a sua vida. Face a isso, as pessoas com IE sabem quando é hora de trabalhar e quando é hora de lazer. Por exemplo, se precisam, para se desligar do mundo, de um par de horas, ou até mesmo um fim-de-semana inteiro, elas vão porque precisam de tempo para se desligar e reduzir os níveis de stress.

 

  1. Elas aceitam a mudança.

Em vez de temerem a mudança, as pessoas emocionalmente inteligentes percebem que a mudança é uma parte da vida. Ter medo da mudança dificulta o sucesso, elas adaptam-se às mudanças ao seu redor e têm sempre um plano para pôr em prática no caso de qualquer tipo de mudança ocorrer.

 

  1. Não são facilmente distraídas.

Pessoas com alta IE têm a capacidade de prestar atenção à tarefa em mãos e não são facilmente distraídas com a envolvente, tais como texto ou pensamento aleatório.

 

  1. São empáticas.

Daniel Goleman, psicólogo e autor de “Focus: The Hidden Driver of Excellence”, disse ao The Huffington Post que a empatia é uma das cinco componentes da inteligência emocional. De facto, ser capaz de se relacionar com os outros, mostrar compaixão e ter tempo para ajudar alguém são todos os componentes cruciais da IE. Além disso, ser empático torna as pessoas com IE curiosas sobre outras pessoas e leva-as a fazer muitas perguntas sempre que encontram alguém novo.

 

  1. Conhecem os seus pontos fortes e fracos.

Pessoas emocionalmente inteligentes sabem aquilo em que são boas e menos boas. Elas não só aceitam os seus pontos fortes e fracos, como também sabem como aproveitar os seus pontos fortes e fracos, trabalhando com as pessoas certas na situação certa.

 

  1. São auto-motivadas

Foi um daqueles miúdos(as) ambiciosos e trabalhadores, foi motivada para alcançar um objetivo – e não apenas porque havia uma recompensa no final? Ser empenhado genuinamente, mesmo desde jovem, é outra qualidade possuída por pessoas com IE.

 

  1. Elas não moram no passado.

Pessoas com alta IE não têm tempo para divagar sobre o passado, porque estão muito ocupadas contemplando as possibilidades que o amanhã trará. Não deixam os erros do passado consumi-las com a negatividade. Não guardam rancores. Pois ambos adicionam stress e nos impedem de avançar.

 

  1. Focam-se no positivo.

Pessoas emocionalmente inteligentes preferem dedicar o seu tempo e energia para resolver um problema. Em vez de insistirem no negativo, olham para o positivo e para aquilo sobre o que têm controle. Além disso, também gastam seu tempo com outras pessoas positivas e não com as pessoas que constantemente se queixam.

 

  1. Estabelecem limites.

Embora as pessoas com elevada IE possam parecer pushovers por causa de sua polidez e compaixão, elas realmente têm o poder de estabelecer limites. Por exemplo, sabem como dizer não aos outros. O motivo? Impedir que fiquem sobrecarregadas, esgotadas porque têm muitos compromissos. Em vez disso, estão conscientes de que dizer não liberta-as de completar compromissos anteriores.

By John Rampton * para inc.com  (*empreendedor, investidor,  guru do marketing online, fundador da Due. Classificado em 2º no Top 50 Online Influencers in the World, pela Entrepreneur magazine e distinguido como marketing expert pela Time)

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *