11 maneiras de fortalecer as relações que o conduzem ao sucesso

A nossa liderança pode vir de dentro, mas os seus pilares encontram-se nos relacionamentos.

Cada líder de sucesso sabe que os relacionamentos são a força vital do sucesso.

Para uma empresa arrancar, para uma venture se efetivar, para uma iniciativa ganhar força, é preciso apoio, parcerias, amizade, camaradagem.

As coisas mais importantes que alcançamos são geralmente feitas num contexto de relação com os outros.

Aqui estão 11 maneiras de trazer o significado correto para as relações que está a construir ou manter:

  1. Invista tempo. Cultivar relações mais profundas e fortes leva tempo e pressupõe esforço. Isso significa colocar tempo de lado para gastar com aqueles que são importantes para si. Isso significa descobrir os seus pontos fortes e virtudes e aceitar as suas imperfeições. Pense em relacionamentos como investimentos que se tornam mais valiosos ao longo do tempo.
  2. Chame as pessoas pelo nome. Como Dale Carnegie costumava dizer, o nome de uma pessoa é para essa pessoa o som mais doce e mais importante em qualquer idioma. Se quer cultivar relações mais profundas e mais fortes, deve lembrar-se dos nomes das pessoas corretamente. Não importa o quão ruim seja a sua memória, é possível treiná-la. E as pessoas vão assumir que são importantes para si, se se lembrar delas pelo nome.
  3. Comece a conversa. Não espere por alguém para falar em primeiro lugar e não se sente com o seu rosto enterrado no seu telefone. A melhor maneira de aprender mais sobre os outros é puxando conversa. Faça perguntas genuínas e, em seguida, concentre-se e ouça as respostas.
  4. Seja respeitoso e empático quando tiver que dizer uma má notícia. Mantenha a sua comunicação respeitosa e apropriada, se tem que dar más notícias. Seja direto, mas discreto e comunique cara-a-cara num ambiente privado.
  5. Aprecie o valor da diversidade. A sua liderança e toda a sua organização serão reforçadas se se puder abrir e verdadeiramente aceitar as pessoas com diferentes formações, pontos de vista e crenças. A quantas mais perspetivas tiver acesso, melhor será a sua capacidade de fazer um excelente trabalho – não importa qual este seja.
  6. Procure e construa sobre os pontos fortes das outras pessoas. Todos temos algo com que contribuir – e quanto melhor conhecer as pessoas ao seu redor, melhor poderá alavancar os seus pontos fortes, delegando a tarefa certa na pessoa certa. Dê às pessoas as atribuições que lhes permitem superar e crescer.
  7. Compartilhe o crédito. Como diz o velho ditado, não há limite para o bem que podes criar, se não te importares com quem recebe o crédito. Reconheça aqueles que contribuíram e aqueles que colaboraram, porque quanto mais crédito der, mais será retribuído. Quanto mais brilho der à luz dos outros, mais brilhante tudo parecerá.
  8. Erga os outros. Todos se fortalecem quando se constrói uma cultura onde as pessoas se apoiam mutuamente. Quando vir alguém num momento duro, seja rápido em oferecer palavras de encorajamento e procure maneiras de ajudar. Quando alguém erra, não o deite a baixo (ou permita a alguém que o faça), mas ajude-o a fazer as coisas corretamente e aprender com a experiência.
  9. Bana os mexericos. É da natureza humana falar sobre os outros, mas como líder, precisa dar o exemplo. Não há nenhum valor nas fofocas. Recuse-se a participar e deixe clara a sua desaprovação.
  10. Reconheça os seus erros. Já que todos cometemos erros de vez em quando, pode capacitar aqueles que o rodeiam deixando-os ver como reage quando erra. Dê o exemplo mantendo-se responsável, conserte o que pode ser corrigido e siga em frente.
  11. Construa confiança. O único ingrediente que é fundamental para qualquer relacionamento é a confiança. A confiança é construída com base na integridade, coerência, confiança e preocupação. Quando as pessoas são tratadas com honestidade, bondade, esperança – quando estão num ambiente de confiança – elas respondem em conjunto. Não há força maior que possa criar dentro de uma organização do que uma equipa com altos níveis de compromisso e confiança.

Na verdade, não existe uma relação sem comunicação; nenhuma liderança sem respeito; nenhuma equipa sem confiança; nenhuma venture sem valor; nenhum negócio sem respeito. Certifique-se de que mantém o que é importante bem perto e pessoal.

por: Lolly Daskal (http://www.inc.com)

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